Seja abrindo uma nova unidade do seu negócio ou uma rede de franquias para ampliação, a presença da gestão contábil na organização é imprescindível
Tudo o que todo o empresário mais deseja é a sua empresa em expansão. Contudo, muito desses “boons” são os principais pontos de declínio da empresa. Aí fica a dúvida: o que vale mais, o equilíbrio ou o crescimento drástico com um consequente declínio drástico? Bem, embora o equilíbrio seja muito importante, estar em alta sempre é bem interessante. Com a gestão contábil como apoio à sua empresa, você tende a segurar ao máximo a fase positiva, dentro do conceito de utilização de métodos de controle de contabilidade.
Sabendo-se que há diversas formas de se trabalhar, a gestão contábil atua as suas funções dentro de uma perspectiva de gestão da empresa, com cada coisa em seu lugar e cada forma tendo um modelo específico de trabalho,
Na série de artigos que fala sobre o crescimento empresarial, abordaremos a importância da gestão contábil na forma do crescimento.
Nova unidade da empresa
É automático do empresário que pensa em expandir o seu negócio, que quando ouve falar em crescimento pensa em criar um novo empreendimento. Se há possibilidade de ter duas empresas, por que ter uma? Se tem a possibilidade de ter a terceira, porque a segunda? E assim sucessivamente… Mas toda ação e tem uma reação e a abertura de novas empresas não vem sozinho. É claro que representa, a primeira vista, um crescimento. Por outro lado, ela pode ser, também, um tiro no pé.
De forma proporcional ao crescimento, o trabalho aumentará e você precisará alinhar a sua empresa para essas mudanças. A gestão contábil, através dos dados da própria contabilidade e sistemas de gestão integrada no qual eles trabalham, entra como boa função organizacional. Muitas vezes o crescimento meteórico pode ser a principal causa do declínio e a empresa precisa estar muito atenta a isso.
A gestão contábil pode ajudar das seguintes formas:
- O lucro tem sido proporcional ao crescimento da sua empresa?
- Quais são as formas de crescimento da sua empresa? (Nesses casos, é bom que você se certifique com outros moldes de campanha pra obter a resposta)
- Plano de negócios integral;
- Pense de forma estratégica a localização da sua empresa. No momento da montagem, considere o seu público-alvo e o impacto da abertura da sua nova empresa naquele determinado local e para o fluxo de pessoas que por ali transita;
- Sempre veja a internet como aliada e utilize de todos os recursos que ela puder lhe proporcionar.
Abrir franquias
Um paralelo ao abrir novas unidades da empresa, assumindo um risco de forma individual, é encontrar parceiros, empresários (de preferência de médio e pequeno porte) para franquiar o seu negócio. Mas é importante que, nesses casos, você não assuma o risco escolhendo qualquer empresa, mas, sim, de preferência pessoas conhecidas ou na qual você conheça o tipo de trabalho prestado. E a tendência é que essa decisão de franquiar seja um grande benefício para ambas as partes.
Cabe a gestão contábil auxiliar na questão legal e burocrática para que todas as partes venham a contribuir e ganhar algo dentro do acordo.
Confira os cuidados que a gestão contábil tende a tomar no processo de acordo de franquia.
- A gestão contábil tem que estar atenta no controle de qualidade do processo da empresa, para que nada venha dar brecha para que a sua empresa venha ser criticada;
- Sempre esteja do lado dos tradicionais TI. A tecnologia da informação já deixou de ser o futuro faz tempo, e a gora é o presente do empreendedorismo;
- Principal parte da gestão contábil em qualquer empresa é o planejamento, com a construção da dados para que todas as partes venham estar conscientes dos direitos e deveres bilaterais para a saúde da empresa.
Independentemente de franquiar ou apostar na filial, o trabalho será árduo. Não existe caminho fácil, mas existe a gestão contábil, para auxiliar a sua empresa em todos os momentos.